Apesar de muito utilizado e conhecido por especialistas da área ambiental, o termo não é muito usado no nosso dia a dia, tampouco as palavras manejo e fauna.
A palavra manejo significa manusear algo. Já a palavra fauna define um conjunto de animais que vivem e compartilham um mesmo ambiente. Portanto, se juntarmos as duas palavras entendemos então que é o manuseio de animais. E é isso mesmo, manusear animais e o ambiente em que eles vivem na busca pelo equilibro ambiental.
Em meio aos frequentes conflitos entre homem e animais, o manejo de fauna surge na tentativa em gerenciar esses confrontos, visando o equilíbrio e a conservação do meio ambiente.
manejo de fauna para aumentar a população de uma espécie
Uma das práticas de manejo mais conhecida é a que objetiva aumentar a população de uma espécie a fim de salvá-la da ameaça de extinção. No Brasil, existem alguns projetos que realizam esse tipo de técnica para diferentes espécies de animais. Só para exemplificar, trago aqui os projetos Onçafari Rewild e Jacutinga, os quais trabalham para reintroduzir de volta em seus habitats naturais a onça pintada e a jacutinga respectivamente.
MANEJO DE FAUNA PARA diminuir A POPULAÇÃO DE UMA ESPÉCIE
Entretanto, nós temos o senso comum de associar uma grande população de uma espécie a um bom indicativo de preservação, e nem sempre isso é verdadeiro. O que fazer quando uma espécie animal apresenta grande abundância populacional, a ponto de gerar problemas tanto para a natureza quanto para o homem?
Nesses casos, o manejo de fauna também é usado para reduzir a população de uma espécie animal ou mitigar os problemas que ela esteja gerando. O Brasil possui hoje dois grandes exemplos de espécies da fauna que geram conflitos com o homem e que possuem políticas públicas implementadas para orientar o seu manejo. São elas o javali, espécie exótica invasora considerada nociva, e a capivara, espécie silvestre nativa que preocupa devido sua grande abundância e relação direta com a febre maculosa.
Javali, espécie exótica invasora.
Capivara, espécie nativa do Brasil
No caso dos javalis, o manejo populacional que visa seu controle a partir do abate está regulamentado. Ao passo que no caso das capivaras, o manejo ambiental e reprodutivo são os mais usados e permitidos.
Outros objetivos
Mas o manejo de fauna não possui apenas como objetivo aumentar ou diminuir a população de uma espécie, sua aplicabilidade pode ter diversos outros objetivos. Por exemplo, é muito comum manejar animais de um local que irá sofrer uma supressão vegetal pela instalação de um empreendimento. Esse tipo de manejo de fauna é chamado de resgate de fauna, pois os animais são literalmente resgatados do local e levados para uma outra área.
Adicionalmente, também é comum manejar animais com a finalidade de realizar estudos e pesquisas ambientais e sanitárias. Assim sendo, cientistas utilizam do manejo de fauna para coletar dados e obter respostas científicas sobre determinada espécie e seu meio.
Ficou mais claro agora?
A Mão na Mata é uma empresa de serviços ambientais com foco de atuação no manejo de fauna. Contamos com profissionais capacitados e aptos a trabalhar em soluções para os desafios ambientais, principalmente os que dizem respeito aos conflitos homem e fauna.
Vamos com a gente?!
- O que é Manejo de Fauna?! - 16/03/2021
- Um problema chamado javaporco - 16/03/2020